Universidade Aberta 2019

evento é aberto à população.

O evento Universidade Aberta – UFSCar Sorocaba foi criado em 2009 com o propósito de promover a divulgação dos cursos de graduação oferecidos pela universidade à população pertencente à região metropolitana de Sorocaba e, principalmente, aos alunos do ensino médio e cursinhos que se preparam para o ingresso na educação superior.

Na busca de despertar o interesse dos futuros universitários para diversas áreas do conhecimento, o Universidade Aberta apresenta várias atividades – visitas aos laboratórios e biblioteca, palestras, bate-papo com alunos e professores dos cursos e várias outras atividades.

Alguns registros do evento:

cartaz feito à mão, com canetão e algumas formas de tubos de ensaio colados, em e v a na cor vermelha com brilho, algodão simula a fumaça nos tubos e um lupa desenhada ao lado do título: Programação da Química: Química industrial e suas diferentes áreas; Química forense: a química na resolução de mistérios; Ensino de química: atividades lúdicas na escola; Laboratório maluco.          Três alunos de jaleco branco demonstram em cima de uma mesa o preparo de misturas químicas para realizar a demonstração de experimento forense que faz parecer que está cortando a pele. Várias pessoas sentadas à volta da mesa, a marior sentada ao chão, assistem. Uma voluntária oferece seu braço para a demonstração.

foto 1: cartaz                                      foto 2: experimento forense - faz parecer que a pele está sendo cortada.

aluna de jaleco branco passa a mistura química no braço da voluntária - experimento forense cujo resultado faz parecer que a pele foi cortada - passa-se uma mistura de determinados produtos na pele da pessoa e molha-se uma faca em outro produto, feito isso, ao passar a faca na pele, dá a impressão de estar cortando.  aluna de jaleco branco passa a faca, previamente molhada em determinado produto, no braço da voluntária - experimento forense cujo resultado faz parecer que a pele está sendo cortada.                                fotos 3 e 4: experimento forense - faz parecer que a pele está sendo cortada.

Três alunos de jaleco branco demonstram em cima de uma mesa o preparo de misturas químicas para realizar a demonstração de experimento forense para reconhecimento de digital.                              aluna de jaleco branco demonstrando um experimento lúdico chamado teste de chama. Com uma chama acesa sobre a mesa, passa-se um produto na ponta de uma espátula e ao encostar a ponta da espátula na chama, ela muda de cor. Algumas pessoas ficam em pé bem próximas à mesa para observar.

foto 5: experimento forense - reconhecimento de digital.             foto 6: experimento lúdico - teste de chama.

equipe de alunos de jaleco branco demonstram numa mesa um experimento lúdico chamado "pasta de elefante", onde a mistura de determinados produtos resulta numa reação química que forma uma espuma colorida dentro de um tubo de ensaio e esta vai subindo rápido até transbordar.  equipe de alunos de jaleco branco demonstram sobre a mesa o experimento lúdico chamado "pasta de elefante" enquanto em torno de 35 pessoas assistem, a maioria sentada ao chão em volta da mesa numa sala bem ampla.

fotos 7 e 8: experimento lúdico - "pasta de elefante".

Projeto do Prof. Dr. João Batista

Alfabetização científica com as crianças

UA 2019_ALFABETIZ CIENTIF_CRIANÇAS UA 2019_ALFABETIZ CIENTIF_CRIANÇAS_3

UA 2019_ALFABETIZ CIENTIF_CRIANÇAS_2